O conceito de design thinking define-se por um processo interativo, utilizado para a criação de soluções criativas a problemas, com base na usabilidade dos seus utilizadores. Este mesmo processo é uma abordagem criativa que leva à organização de ideias, tornando-se uma mais valia para grandes tomadas de decisão.

De forma a tornar a metodologia uma solução para os problemas mais complexos, o seu processo está dividido por cinco fases: empatia, definição, idealização, protótipo e teste. Vamos analisar cada uma delas?

1. Empatia

Sendo esta a primeira fase do design thinking, é de ressalvar a importância da empatia, de modo a entender o problema. O foco do processo é numa pesquisa centrada no utilizador, ou seja, há que entender as suas principais necessidades.

2. Definição

Ao empatizarmos e analisarmos utilizador, é possível organizar toda a informação recolhida e, consequentemente, definirmos o problema. Tal como na fase de empatia, é necessário atender à perspetiva do utilizador. Ao definirmos o problema, torna-se mais fácil idealizar soluções concisas, levando o processo para uma terceira fase: a idealização.

3. Idealização

A terceira fase do Design Thinking passa pela identificação de soluções inovadoras ao problema criado. Na idealização é crucial implementar técnicas de estimulação de criatividade, como o Brainstorming, Mind mapping ou Storyboards. O mais importante nesta fase é a partilha de ideias e principalmente observar o problema de perspectivas diferentes.

4. Protótipo

Após a idealização, há que selecionar as ideias que façam mais sentido implementar. Serão, então, produzidos em pequena escala versões experimentais do produto (denominadas de versão Beta) para determinar possíveis soluções ao problema. Nesta fase, há que atender a possíveis ajustes e considerar o que foi concluído nas fases anteriores, pois serão testados numa última fase do processo.

4. Teste

Depois de analisar o utilizador, definir problemas e possíveis soluções e testa-las respetivamente, há que passar da teoria à prática e testar a melhor hipótese. Como se trata de um processo interativo, os resultados adquiridos servirão para um novo ciclo do processo e serão analisados a experiência do consumidor e respetivamente serão definidos novos problemas.

O Futuro é aqui.

Na AXON, utilizamos o design thinking como principal abordagem estratégica, de forma a conectar a imagem de uma marca com o seu propósito.

Entre em contacto connosco e impulsione a sua empresa com profissionais criativos e prontos para o ajudar!

Clica aqui para conheceres os nossos serviços.

Autor

Filipa Teixeira